Pacientes com doenças neurológicas requerem vigilância estreita durante a termoterapia para evitar queimaduras ou congelamento dos tecidos. Por isso, recomenda-se extremar as precauções ou evitar a termoterapia dependendo de cada caso específico. Neste artigo, analisaremos as principais contraindicações e efeitos adversos que devem ser considerados ao submeter-se a um tratamento termoterapêutico.

Como a Termoterapia Ajuda a Melhorar a Circulação?

Os resultados visíveis em lesões e inflamação podem levar vários dias ou semanas de tratamento regular. Se não for bem dosado, o calor e o frio podem causar dor e até cãibras nos músculos. O principal risco é sofrer queimaduras na pele por uma exposição excessiva ao calor. Deve-se evitar aplicar calor ou frio sobre áreas de pele lesionada, com queimaduras, feridas ab ertas, dermatites, etc.

Spa Termal

Embora seja um tratamento muito utilizado e bastante seguro, é fundamental, como em qualquer procedimento, tomar alguns cuidados essenciais. A maioriados agentes térmicos tem temperatura e condutividade térmica moderadas para quea transmissão de calor seja eficaz e segura. A pele e o tecido subcutâneo sãoobstáculos à transmissão do calor devido à sua baixa condutividade térmica. Existem certas condições e circunstâncias nas quais a aplicação de calor ou frio pode ser prejudicial ou pouco recomendável. clínica em Lisboa É fundamental ter mais atenção com quem tem pressão alta e histórico de trombose, pois o calor pode aumentar a atividade sanguínea.

Opiniões sobre outros cursos deste centro

Durante a gravidez, a termoterapia só é recomendada sob supervisão médica. O calor excessivo pode ser perigoso tanto para a mãe quanto para o feto, especialmente no primeiro trimestre. O efeito miorrelaxante justifica asua prescrição no âmbito do aumento do tónus, mais frequentemente nacontractura muscular. A sua utilização no aumento do tónus de etiologia central(1º neurónio) é também frequente, tanto na espasticidade como na rigidez. A termoterapia é um tratamento que utiliza o calor e o frio para fins terapêuticos.

  • A maioriados agentes térmicos tem temperatura e condutividade térmica moderadas para quea transmissão de calor seja eficaz e segura.
  • Uma vez escolhido o tipo de termoterapia a ser aplicada, é preciso preparar o paciente para a aplicação.
  • O procedimento não é invasivo e causa efeitos apenas na área desejada.
  • O principal risco é sofrer queimaduras na pele por uma exposição excessiva ao calor.

Avaliação estética gratuita!

Indicado para litíases renais, síndromes dolorosos renais e descontração muscular. Com uma ação diurética e desintoxicante, a ingestão de água é o elemento fundamental do tratamento termal. Também pode diminuir a atividade celular e retardar processos como hemorragias ou hematomas. O calor dilata os vasos sanguíneos, aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a oxigenação. Os tratamentos termoterapêuticos devem ser aplicados com muito cuidado e sob supervisão em menores de 5 anos. O uso de saunas, banhos de vapor e outras terapias de calor está contraindicado.

A elevaçãoda temperatura nos tecidos possui um intervalo terapêutico estreito (entre 40 e45,5ºC). A adequaçãotemporal da aplicação deve ser sempre dependente da evolução do processoinflamatório e respetivas manifestações. As modalidades de tratamento dependemda dimensão da área a ser tratada e da acessibilidade dessa zona para aplicaçãodo frio. Diminui também a atividade do fuso neuromuscular (particularmente dasfibras aferentes Ia e II).

Quais são os principais tratamentos com calor?

5 – Elementos de evidência – No âmbito da aplicação do frioenquanto agente terapêutico, os principais “outcomes” de investigação no âmbitodos tecidos moles são o controlo da dor, a inflamação e a mobilidade. 4.1.2 – Calor Profundo (diatermia) -A elevação térmica pode ocorrer mais profundamente, sem que haja o sobreaquecimentodos tecidos superficiais como a pele e o tecido celular subcutâneo. Estaseletividade térmica das técnicas de calor profundo deve-se às característicasdos próprios tecidos, particularmente a sua composição hídrica, e não àprofundidade relativa das estruturas. De acordo com o comprimento de onda podemclassificar-se em em ondas curtas, ondas longas ou micro-ondas e o efeitotérmico é obtido por conversão de energia. É necessário monitorar de perto a resposta do paciente diabético a qualquer tratamento termoterapêutico.

Sendo assim, saber quais são os benefícios e as indicações da termoterapia é fundamental. No aquecimento profundo atransferência de calor é sempre feita por conversão. Por exemplo, na hemiparésia espástica poracidente vascular cerebral, esta técnica facilita a realização do restanteprograma de estimulação de atividades fásicas e tónicas.